O FC Porto deslocou-se neste sábado a Coimbra para defrontar a Académica num jogo a contar para a 25ª jornada da Bwin Liga. Pressionados pela vitória do Sporting frente ao Marítimo na sexta, os pupilos de Jesualdo Ferreira não vacilaram e derrotaram a "Briosa" por 2-1 para gáudio dos muitos adeptos portistas presentes no Municipal de Coimbra. Já lá vão 36 anos desde a última vez em que os portistas saíram derrotados de Coimbra.
Jesualdo Ferreira apostou no mesmo onze que goleou o Setúbal na passada sexta-feira, excluíndo a entrada de Ricardo Costa para o lugar de Pepe, lesionado com gravidade. E foi mesmo o número 2 azul e branco que teve a primeira oportunidade flagrante de golo ao responder de cabeça a um canto de Quaresma que foi desviado para o poste por Pedro Roma. Na recarga, o ferro voltou a impedir os festejos dos portistas ao desviar um remate de Lucho González. Depois de um quarto de hora de grande fulgor, o FC Porto abrandou e permitiu que a Académica chegasse com perigo à baliza de Hélton. Lino e Filipe Teixeira eram, por esta altura, os "estudantes" mais irrequietos.
Aos 38 minutos, o poste voltou a impedir o golo ao campeão nacional. Desta feita, evitou uma obra-prima de Ricardo Quaresma que tentou apontar um "golo olímpico" (canto directo).
Mas o golo parecia que acabaria por chegar, mais tarde ou mais cedo e chegou mesmo, aos 42 minutos por intermédio de Bruno Alves. Novamente, Ricardo Quaresma aponta um canto directo, Pedro Roma defende para a frente e a confusão instala-se na grande área da Académica e a bola acaba por sobrar para Bruno Alves que num remate de primeira coloca os campeões nacionais em vantagem. Foi o primeiro golo do central na presente edição da Bwin Liga.
Ate ao intervalo tudo calmo. Na segunda parte, a Académica voltou mais aguerrida e o Porto voltou com clara intenção de gerir a vantagem. A entrada de Brum na equipa de Manuel Machado causou dificuldades ao FC Porto e obrigou Jesualdo a colocar Raúl Meireles em campo para recuperar o meio-campo perdido, entretanto. E pode-se dizer que a substituição deu resultado, já que 5 minutos depois da entrada do número 16 o Porto chegou ao golo. Adriano desviou um remate de Raul Meireles e apontou o seu 8º no campeonato, 7º em 8 jogos.
O jogo parecia decidido mas os comandados de Jesualdo Ferreira trataram de dificultar a sua missão. A 15 minutos do apito final de Carlos Xistra, que esteve muito mal durante o encontro, Marek Cech comete falta sobre Filipe Teixeira e o árbitro albicastrense não hesita em assinalar a grande penalidade, que foi convertida por Lino. Com este golo, a Académica acreditou que seria possível chegar ao empate e intensificou o "ataque" à baliza de Hélton mas o pouco discernimento dos estudantes e a calma dos experientes dragões fizeram com que o Porto saísse de Coimbra com os 3 pontos no bolso.
Com esta vitória, ficam a faltar apenas 4 vitórias para que o Porto conquiste o 22º título da sua história. Para a semana, o Porto recebe o Belenenses e a Académica desloca-se a Aveiro.
Homem do Jogo:
Ricardo Quaresma-> Fez mais uma exibição à Quaresma. Irrequieto, sem medo de partir para a finta e de arriscar remates e cruzamentos, o "Harry Potter" assinou mais uma exibição de classe culminada com um cruzamento de letra para o segundo golo dos dragões. Esteve perto de assinar mais uma obra de arte mas o poste impediu que a estrela de Quaresma fosse ainda mais cintilante.
domingo, 15 de abril de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário