domingo, 25 de novembro de 2007

O regresso da normalidade

Depois de dois empates, o FC Porto voltou às vitórias perante 37 mil espectadores e logo contra o Vitória de Setúbal que já levava 14 jogos sem conhecer o sabor amargo da derrota. Assim, o FC Porto vai ao Estádio da Luz com maior tranquilidade e com a certeza de que independentemente do resultado, jogará a 14ª jornada como líder da Bwin Liga.



Duas semanas depois do surpreendente e vergonhoso resultado alcançado na Reboleira, diante do Estrela da Amadora, o FC Porto voltava a jogar para a Bwin Liga sabendo que o Benfica estava apenas a um ponto (mas com mais um jogo), isto a uma semana do embate na Luz, no próximo sábado. Em relação ao jogo da Amadora, apenas duas alterações. A entrada de Pedro Emanuel para o lugar de Stepanov e a entrada de Marek Cech para o lugar de Jorge Fucile.
E a verdade é que este jogo frente ao invicto Vitória de Setúbal começou da melhor maneira para os líderes do campeonato. Aos 5 minutos e após excelente jogada de Lucho González, Lisandro López rematou para o seu 10º golo em 10 jogos (falhou a primeira jornada, em Braga). Estava dado o primeiro passo rumo aos 3 pontos.
A partir daí, algumas jogadas de perigo, nomeadamente dois remates de Quaresma e Bosingwa que passaram perto da baliza de Eduardo. A verdade é que o resultado agradava ao Porto e o Setúbal não conseguia pôr em prática o seu futebol rápido, de contra-ataque. E por isso, o resultado ao intervalo era, sem surpresa, 1-0 para os azuis-e-brancos.

Para a segunda parte, o FC Porto entrou a todo o gás com um remate de Lisandro defendido por Eduardo e logo de seguida, uma jogada em que Lucho ultrapassa Eduardo mas com o ângulo de remate reduzido, não consegue ampliar o resultado. Este jogo continuava a ser de sentido único e nem as substituições operadas por Carlos Carvalhal conseguiram mudar o rumo aos acontecimentos. O Porto dominava mas não desistia de procurar o golo, mostrando que aprendeu a lição dos últimos dois jogos. Golo que poderia ter surgido aos 71 minutos se Carlos Xistra tivesse assinalado uma grande penalidade por falta cometida sobre Lisandro López. O penalty não foi assinalado e felizmente, acabou por não ter influência no resultado, porque o Setúbal continuava a ser uma imitação de fraca qualidade da equipa que foi empatar à Luz e a Alvalade e porque, acima de tudo, Ricardo Quaresma tirou um coelho da cartola a 5 minutos do fim. Passe de Mariano González e Ricardo Quaresma atira do meio da rua para o segundo do Porto. Estava dada a machadada final no jogo e na equipa setubalense. Daí até ao apito final do albicastrense Carlos Xistra, apenas mais uma oportunidade de golo, através do inevitável Lisandro López. O FC Porto somou a sua 9ª vitória em 11 jogos para o campeonato e continua com 4 pontos de vantagem sobre o Benfica a uma semana do jogo da Luz e a 3 dia de
um importante jogo em Anfield Road, frente ao Liverpool a contar para a UEFA Champions League e em que o FC Porto pode garantir a passagem aos oitavos-de-final da prova.

MVP:

Lisandro López-> Marcou mais um golo, mantendo a fantástica média de um golo por jogo e continua a mostrar que é o jogador do FC Porto em melhor forma. Mas o Licha não é só golos. É luta, entrega total e qualidade. Faz jogar os companheiros, dá o máximo em todos os lances e tem uma qualidade fenomenal, no remate, na finta e no passe. É um jogador à Porto que certamente, chamará a atenção de Alfio Basile se continuar "a levar ao colo" a equipa de Jesualdo Ferreira.

Sem comentários: