Produto das escolas de formação do Boavista FC, Raul Meireles foi inicialmente emprestado ao Desportivo das Aves na época de 2001/02. Regressou ao Bessa no Verão de 2003 para dar início a uma época de sucesso pessoal, tendo participado em 29 jogos da Superliga, com apenas 21 anos de idade. Em Julho de 2004, o jovem médio assinou por cinco épocas no rival e campeão europeu FC Porto. Após ter assinado pelo FC Porto, Meireles disse o seguinte : "Transferi-me para um grande clube. Quando recebemos um convite deste género, não há quaisquer dúvidas. Vou continuar na minha cidade, mas no melhor clube da Europa". Em face da fortíssima concorrência no meio-campo portista, apenas foi titular em três dos 13 encontros que realizou para a Superliga. A sua única presença na UEFA Champions League teve lugar no jogo da primeira mão dos oitavos-de-final, quando o FCPorto empatou, no Estádio do Dragão, com o FC Internazionale Milano, a um golo. Na época seguinte, começou por ser aposta de Co Adriaanse na pré-época, mas uma lesão inesperada, fê-lo perder a corrida por um lugar no onze. É, no entanto, nesta época que Meireles está a demonstrar todo o seu futebol. Combinando força física com uma invejável cultura táctica, Meireles é mestre na arte de destruir jogo, além disso, é dos primeiros elementos a criar jogo, servindo os companheiros com elevada precisão. Para completar, é dono de um pontapé fortíssimo que tem feito estragos nas balizas adversarias.
Contudo a sua maior virtude é, sem duvida a consistência que confere à equipa, libertando elementos mais criativos, como o lucho ou anderson para processos mais ofensivos. É, portanto um dos pilares do meio campo.
Convocado, igualmente, para as selecções portuguesas de formação, Raul Meireles já tem no seu currículo um título Europeu de Sub-16, conquistado em Israel, no ano 2000. No Verão de 2004, Meireles fez parte da equipa portuguesa que conseguiu o terceiro lugar no Campeonato da Europa de Sub-21, na Alemanha, e que valeu a Portugal, e ao próprio jogador, a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas. Foi, no entanto, esta temporada, que conseguiu o estatuto de internacional A, objectivo máximo de qualquer jogador português. A meu ver, será, sem qualquer dúvida, um dos elementos preponderantes na renovada selecção nacional.
Idade: 23
Altura: 1,79
Peso: 75
Títulos Conquistados: Campeonato Nacional Português 2005/2006, Taça de Portugal 2005/2006, SuperTaça "Cândido de Oliveira" 2005/2006, Taça InterContinental 2004/2005, Torneio de Toulon 2003, Campeonato Europeu de Sub-16 2000
2 comentários:
Muitas vezes não é lembrado pelos adeptos como figura de proa mas é, sem dúvida, muitíssimo importante.
Não foi um jogador que eu tivesse admirado desde o primeiro momento, somente no início desta temporada conseguiu persuadir-me do seu valor.
Ainda assim, e apesar das suas qualidades, terá que continuar a trabalhar se quiser garantir um lugar cativo na equipa.
De qualquer modo, está assegurado um valor seguro no nosso plantel.
Enviar um comentário