terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Talento de Pepe

Assim como Anderson Luiz de Sousa está para Deco, Képler Laveran Lima Ferreira está para Pepe. Nascido em Maceió (Brasil), Pepe nasceu para o futebol em Clubes da sua terra natal como o Napoli, CRB (Clube Regatas do Brasil) e Corinthians Alagoano, tal como a maioria dos jovens brasileiros o faz. Transferido em 2001 para o Club Sport Marítimo, começou por rodar na equipa B do clube da Região Autónoma da Madeira até conseguir um espaço na equipa principal quer como central ou médio defensivo. Contudo, pelo seu enorme potencial acabou por conquistar o seu "espaço" afirmando-se no centro da defesa ao lado de outro grande jogador - Mitchell Van Der Gaag. Acabou por ser normal, portanto, o interesse de diversos emblemas europeus no seu concurso. Chegou a fazer testes no Sporting C.P. mas não convenceu o Clube do seu potencial. A 12 de Julho de 2004 é oficialmente apresentado como reforço de Futebol Clube do Porto. O seu primeiro jogo oficial foi para a SuperTaça Europeia, defrontando o Valência no Mónaco. Na época 2005/2006, já com o treinador Co Adriaanse, o jovem central é chamado para jogar a defesa direito contra o Glasgow Rangers, a contar para a Liga dos campeões e Pepe não o deixa ficar mal marcando os dois golos da equipa. Em Outubro agarra a titularidade e não mais a largou, liderando a defesa que rodava num sistema de três defesas. A equipa só sofreu dois golos.


Na corrente época, 2006/2007 já conta com 1242 minutos em 14 jogos, tendo marcados 3 golos preponderantes. Pepe é um jogador bastante disciplinado (4 cartões amarelos), cometendo poucas faltas por jogo. Todo este talento e trabalho (tendo a companhia de Bruno Alves) concedem-lhe o estatuto de titular indiscutível, de momento. É um dos melhores jogadores do Futebol Clube do Porto e considerado por muitos como dos melhores defesas a actuar na Europa, levando o Futebol Clube do Porto a segurar Pepe renovando contrato até 2011, já tentado por diversos emblemas como a Juventus. Que continue o bom trabalho! Será com certeza mais um nome a acrescentar a uma lista que já conta com Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Fernando Couto e Jorge Costa. Quanto à sua chamada à Selecção Nacional Portuguesa, o futuro o dirá.

Outros dados:
  • Idade: 23 anos
  • Titulos conquistados: Campeonato Nacional Português 2005/2006, Taça de Portugal 2005/2006, SuperTaça "Cândido de Oliveira" 2005/2006, Taça InterContinental 2004/2005
  • Número: 3

3 comentários:

noikeee disse...

O Pepe tem sido um sucesso, é um defesa claramente com grandes qualidades, mas de vez em quando tem falhas de concentração preocupantes... acho que ainda é um bocado cedo para considerá-lo um dos melhores defesas a actuar na Europa. De resto, boa análise.

Pedro Castro disse...

Tem aquilo que eu chamo: "O momento Helguera" :D Um click e estraga tudo...

Anónimo disse...

Ainda não é dos melhores defesas da Europa mas tem potencial para vir a ser O melhor defesa da Europa.