segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Final do Defeso

O mercado de transferências encerra hoje, indelevelmente marcado pelas peripécias que envolveram a saída de Ricardo Quaresma para o Inter de Milão. Distinguem-se, assim, os últimos contornos do plantel com que o FC Porto encarará a época 2008/09.


A camisola 7 ficará sem dono; Quaresma mudou-se definitivamente
para a capital da Lombardia.



Comunicado

«A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.

O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a F.C.Porto - Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.

O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter.


Resta-nos agradecer ao Ricardo por tudo o que nos ofereceu durante os últimos quatro anos. Foram já feitas referências ao seu percurso no Clube, bem como ao modo atribulado como se processou a sua transferência.

Boa sorte!



Toma então forma definitiva o grupo de trabalho. Salta à vista a quantidade avultada de médios, que sugere a possibilidade do 4-4-2 ganhar preponderância nas opções tácticas do Professor Jesualdo Ferreira, ideia credibilizada pelo onze que defrontou o Benfica na Luz. O 4-3-3 deverá, contudo, manter a prioridade na maioria dos desafios.


Tomás Costa ajudou ao esboço de um quarteto na intermediária.


Guarda-Redes: Helton (30 anos); Nuno (34 anos); Ventura (20 anos) | Média: 29 anos

Defesas: Bruno Alves (26 anos); Pedro Emanuel (33 anos); Stepanov (25 anos); Benítez (24 anos); Fucile (23 anos); Rolando (23 anos); Lino (31 anos); Săpunaru (24 anos); Tengarrinha (19 anos) | Média: 26 anos

Médios: Pelé (20 anos); Guarín (22 anos); Lucho (27 anos); Rodríguez (22 anos); Mariano (27 anos); Meireles (25 anos); Bolatti (23 anos); Tomás Costa (23 anos); Fernando (21 anos); Rabiola (19 anos) | Média: 23 anos

Avançados: Lisandro (25 anos); Hulk (22 anos); Tarik (31 anos); Farías (28 anos); Candeias (20 anos) | Média: 25 anos

Média Global: 25 anos | 183cm


Possível Equipa Titular: Helton; Săpunaru, Bruno Alves, Rolando e Fucile; Pelé, Meireles e Lucho; Mariano, Rodríguez e Lisandro

Média: 25 anos | 182 cm | 3 épocas ao serviço do Clube (arredondamento por excesso de 2,7)


Por comparação, percebe-se que a equipa terá perdido experiência relativamente à época transacta, quando a média subia praticamente para mais um ano de permanência no Clube por cada titular (3,4). Regista-se ainda a entrada directa para o onze de quatro atletas chegados recentemente, algo que não se verificava de todo há um ano.

A tendência estende-se também ao banco de suplentes, onde apenas Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov, Lino, Bolatti, Tarik e Farías integravam o plantel em 2007.

Por outro lado, são mais de 20 os centímetros crescidos na defesa e no meio-campo defensivo, tendência que se vem acentuando desde que Jesualdo assumiu o comando dos destinos do Clube.

Sem comentários: