No regresso à Bwin Liga depois da eliminação da Champions frente ao Schalke 04, o FC Porto levou de vencida a Académica pela margem mínima com golo de Ricardo Quaresma. Os dragões viram assim a sua vantagem para o rival Benfica aumentar em dois pontos, cifrando-se agora nos 14 pontos de vantagem. Um verdadeiro passeio da equipa de Jesualdo Ferreira.
Não fosse a lesão de Bosingwa e a equipa do Porto seria a mesma que defrontou o Schalke a meio da semana. Jesualdo não olhou, portanto, ao desgaste físico e emocional que os seus jogadores evidenciavam. E pelo começo, notou-se algum cansaço, de facto. O Porto atacava e queria resolver o jogo rápido mas faltava o último passe e inspiração no momento de decidir o que fazer, o que se deve também à atitude defensiva da equipa de Domingos Paciência. O primeiro lance "a sério" do Porto surge aos 15 minutos quando Lucho descobre Lisandro (filme reptido vezes sem conta ao longo da época) que marca mas o árbitro invalidou o golo por alegado fora-de-jogo. Estava adiada a festa dos cerca de 31 000 portistas presentes no Dragão. Adiada por 15 minutos, diga-se. Aos 30, Ricardo Quaresma remata de fora da área num pontapé que levou algum efeito mas que contou com a deficiente abordagem ao lance de Pedro Roma para entrar na baliza. Estava feito o primeiro e quebrado o gelo no Dragão. Depois do golo, mais do mesmo, Porto a meio-gás e uma Académica que se tornava uma boa amiga da passividade portista.
A segunda parte foi um deserto de futebol de qualidade, um verdadeiro convite ao sono. Pouco futebol, muitas paragens, uma Académica com futebol paupérrimo e o Porto a dominar e controlar mas sem deslumbrar e sem jogar bem. Apenas dois lances de Lisandro, mais perdulário que o habitual, fizeram o jogo despertar do sono profundo. A terminar, uma atitude escusada de Mariano González e excesso de rigor por parte do árbitro valeram a expulsão ao número 11 portista que assim falha a deslocação a Matosinhos, no próximo sábado. O jogo acabou pouco depois com a confusão instalada e com o Porto cada vez mais confortável no seu passeio pela Bwin Liga deste ano.
MVP:
Ricardo Quaresma-> Marcou e ofereceu os três pontos ao Porto, apesar do momento menos bom que atravessa. Mas a verdade é que não deixa de ser decisivo e de dar vitórias ao Porto, como tem feito inúmeras vezes desde que chegou em 2004/05. Por vezes, exagera mas também exageram com ele, visto que ninguém deu tantas alegrias ao Porto como o "7" deu nos últimos 3 anos. Quanto a este jogo, um golo e alguns bons pormenores a mostrar que a oportunidade falhada contra o Schalke não o deita abaixo. Que este final de época e provavelmente, final da sua passagem pelo FC Porto seja fantástico para calar os críticos que têm memória curta...
terça-feira, 11 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário