sábado, 30 de agosto de 2008

Adversário ao Raio-X: SL Benfica

Sport Lisboa e Benfica
Sábado, 30 de Agosto de 2008

-> Breves:

Fundado em: 1904
Nº de Sócios: 174.000

Presenças na 1ª liga: 70
Melhor Classificação: 1º (Última em 2004/05)
Classificação em 2007/2008:

Presidente: Luís Filipe Vieira
Treinador: Quique Flores
Capitão: Nuno Gomes

Plantel:



Nota: Suazo juntou-se ao ataque do Benfica nas últimas horas, mas ainda não se encontra inscrito.

Jogadores: 26
Média Idade: 25
Média Altura: 181 cm
Média Peso: 75 Kg


A Filosofia do Treinador:



Metódico, estudioso e organizado, Quique Flores é um treinador com métodos e critérios muito próprios. O 4x4x2 que o espanhol emplementou na luz parece apontar para um treinador que priveligia o futebol ofensivo, mas a verdade é que a sua preferência passa pelo resultado. Quique gosta de jogadores com pulmão e disciplinados tacticamente. Além disso, o espanhol é muito exigente no que toca à forma física dos seus jogadores, trabalhando imenso o físico dos jogadores nos treinos.

Top 5 Players:

-> Quim:


O agora número um da selecção nacional está no pico da sua carreira. Titular indiscutível desde há duas épocas, Quim tem-se exibido a grande nível na baliza do Benfica, salvando inúmeras vezes uma equipa que apresenta algumas dificuldades na sua organização defensiva.

-> Katsouranis:



Seja na defesa, seja no meio-campo, o médio grego é ponto de socorro na Luz. Katsouranis é um jogador que ocupa muito bem os espaços, muito forte no jogo aéreo, seguro e que também faz golos, sobretudo de cabeça. Durante a pré-época constataram-se indícios de que o jogador alinhará na defesa, embora possa subir no terreno no decorrer da época.

-> Carlos Martins:


O médio pegou de estaca no meio-campo encarnado. Carlos Martins é um jogador completo, joga em equipa e empresta muita agressividade ao meio-campo. Apetência para as bolas paradas, bom jogo de passe, exímio atirador de longa distância, são algumas das qualidades do internacional português.

-> Pablo Aimar:


A mais sonante contratação para esta temporada. O internacional argentino deixou todos os benfiquistas com água na boca e nele se depositam grandes esperanças para esta época. Médio criativo que actua nas costas do ponta-de-lança, o argentino é explosivo, facilidade de drible, exímio assistente para golos e apresenta um futebol imprevisivel. No entanto, parecem existir algumas dificuldades para encaixar Aimar no esquema táctica de Quique.

-> Cardozo:


O bombardeiro da equipa. Detentor de um pé esquerdo capaz de fazer grandes estragos, o gigante parece ter ultrapassado os problemas de adaptação e procura a sua afirmação no futebol europeu. Apesar do aspecto tosco, o ponta-de-lança é capaz de resolver o jogo de um momento para o outro, sobretudo fazendo uso do seu potente pé esquerdo. Além disso, o paraguaio é perfeito na execução de bolas paradas e bastante razoável no jogo aéreo.

-> Outros Nomes:
Léo, Luisão, David Luiz, Nuno Gomes, Reyes, Di Maria, Sidnei, Yebda, Balboa.


A Táctica: -> 4x4x2



-> Baliza:
Quim será o número 1. O Guarda-Redes não tem uma função específica na táctica, pelo que alternará os chuveirinhos com as reposições curtas consoante o resultao.

-> Defesa:
A disposição será a tradicional - 4 defesas - embora Quique queira os laterais mais adiantados no terreno do que os centrais.
Ainda falta um lateral direito ao plantel, pelo que Maxi Pereira será, por enquanto, a opção principal. No lado oposto, Léo será o eleito. Ambos os laterais terão funções ofensivas, embora subam alternadamente, consoante o lado por onde a equipa estiver a atacar.
No que toca aos centrais, Luisão e Katsouranis deverão ser os centrais da equipa, uma vez que David Luís se encontra lesionado.

-> Meio-Campo:
Dois médios dinâmicos, compatíveis, incansáveis e capazes de precorrer todo o terreno de jogo. Carlos Martins e Yebda enquadram-se no perfil, e deverão ser os titulares, embora Carlos Martins apresente algumas limitações físicas. Só um médio subirá no terreno, sendo que o outro cubrirá a rectaguarda.

-> Extremos:
A maior incógnita do momento no que toca à distribuição da titularidade reside nestas duas posições. Ruben Amorim e Urreta têm sido as opções, mas agora Quique já pode contar com Reyes e Di Maria. Independentemente das opções escolhidas, as funções são certas: os extremos têm indicações para descair para o meio para que os laterais possam subir pelas suas costas. Nos processos defensivos, ambos acompanham e marcam os laterais da equipa adversária.

-> Ataque:
Um jogador fixo, outro vagabundo. Deverão ser Cardozo e Aimar,embora Aimar possa trocar de posição com algum dos flanqueadores. As dinâmicas são as do tradicional 9 e 10, sendo que o 10 terá uma movimentação mais frequente.

-> Dinâmica de Jogo:
- Previlégio da posse de bola.
- Movimentações ofensivas frequentes.
- Um jogador nas costas do que possui a bola.
- Remates de longe na zona central.
- Ataque iniciado na zona central, mas alongado a um dos flancos.
- Controlo de jogo após vantagem no marcador.

-> Top +
- Leque atacante de grande qualidade.
- Equipa possui exímios batedores de bolas paradas.
- Disciplina táctica do treinador.
- Equipa bem reforçado no defeso de transferências.

-> Top -
- Falta de cordenação defensiva.
- Equipa com dificuldades ao jogar sob pressão.
- Descordenação na defensiva de bolas paradas.

-> Curiosidades:
- Rodriguez vai regressar ao estádio onde jogou a época passada e não se espera um ambiente agradável para o jogador.
- FC Porto não perdeu para o Benfica nas últimas 4 partidas.


FORÇA FC PORTO!

Sem comentários: